Vídeo mostra filhotes de cuíca atravessando trilha no Jardim Botânico de SP
21/01/2026
(Foto: Reprodução) Encontro raro: vídeo mostra filhotes de cuícas atravessando trilha de SP
A engenheira civil Joyce Terassaka Dias transformou sua relação com a natureza em um hobby que, hoje, vai além da simples contemplação. Observadora de aves e fotógrafa de vida silvestre há um ano e meio, ela foi responsável por registrar filhotes de cuíca-de-listras (Monodelphis americana) em vida livre.
📱 Acompanhe o Terra da Gente também no WhatsApp
O flagrante ocorreu no Jardim Botânico de São Paulo (SP). Joyce percorria a trilha da nascente quando, ao sair do caminho e seguir em direção ao bebedouro, percebeu pequenos animais atravessando a estrada de terra.
“Quase pisei em um deles, pois estava passando na 'rua' de terra. Depois do primeiro indivíduo avistei vários outros, atravessando ou passando rápido rente à quina de pedras que limita a via”, contou Joyce.
Filhote de cuíca registrado no Jardim Botânico em São Paulo
Joyce Terassaka Dias
Segundo ela, um dos filhotes chamou atenção pelo comportamento diferente. Ele estava tranquilo, comendo insetos e não se intimidou com a presença da observadora.
“Ele não corria como os demais, ficou focado em caçar e inclusive afugentou outro indivíduo quando se aproximou”, relata.
Veja mais notícias do Terra da Gente:
ASSISTA: Tamanduá nada? Vídeo mostra animal atravessando rio em SP
VÍDEO: Acasalamento aéreo de lesmas-leopardo impressiona; entenda o fenômeno
GRITO DO SORRO: Pesquisador registra vocalização do graxaim-do-campo
“A espécie chama muita atenção pelo tamanho, são tão pequeninos que é impossível não se fascinar”, disse Joyce.
“Naquele momento, a sensação foi de conexão, a mesma que sinto quando observo algumas aves. É uma sensação de gratidão e alegria por ter a oportunidade de presenciar um evento assim”, completou.
A espécie
A cuíca-de-listras é endêmica do Brasil e apresenta ampla distribuição no leste do país, ocorrendo do estado do Pará ao Paraná, além de áreas do Brasil Central, incluindo o Distrito Federal.
Filhotes chamaram atenção pelo pequeno porte e comportamento ativo durante a travessia
Joyce Terassaka Dias
Sensível à fragmentação florestal, a espécie está associada a ambientes de mata madura e não consegue ocupar áreas abertas ou fortemente antropizadas.
De hábitos predominantemente diurnos e com comportamento terrícola, a cuíca-de-listras possui dieta insetívora-onívora, alimentando-se principalmente de insetos, além de frutos e sementes de palmeiras.
Relação com a natureza
A proximidade com a natureza acompanha Joyce desde a infância. Nascida no interior de São Paulo, costumava acompanhar o pai e o avô em pescarias às margens do Rio Tietê.
Atualmente, essa relação de brincadeira virou um hobby terapêutico e trouxe a ela uma visão mais consciente sobre conservação.
“Acho incrível, como uma prática simples de contemplação da natureza, traz a visão de um universo totalmente novo que sempre esteve lá, mas antes era imperceptível”, contou.
A cuíca-de-listras é endêmica do Brasil
Joyce Terassaka Dias
“No início imaginei que seria um hobby passageiro, agora sei que é uma prática que levarei para a vida, até viajei com foco nesta prática para alguns hotspots”, completa ela.
O interesse pela observação de aves surgiu durante a pandemia, influenciado pela noiva, que costumava fotografar pássaros em sua cidade natal. Em trilhas pela Serra da Cantareira, Joyce teve o primeiro contato mais intenso com a prática.
“Spark-bird”
No universo bird, há uma expressão que representa um sentimento comum a muitos observadores de aves. Qual é o seu “spark-bird”, ou melhor, qual é a espécie que despertou o seu interesse pela observação de aves?
No caso de Joyce, o ponto de virada veio ao avistar um tangará. “Foi meu ‘spark bird’. Fiquei tão deslumbrada que comprei uma câmera para fotografar aves”, conta.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente.